quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Expedição Brasil até ao Alaska/Ushuaia - 2020 - Diário dos dias 29/10 a 12/11/2020

53 – Diário dos dias 29/10 a 12/11/2020

Os dias em Pátzcuaro foram maravilhosos e podemos conhecer um pouco da cultura do povo local. O Camping é um lugar agradabilíssimo, com piscina, cabanas, muitas árvores e estrutura completa para Motor Homes. O camping fica 2,3 km da praça central de Pátzcuaro e 1,4 km em direção oposta fica o porto do lago. Tudo muito tranquilo para ir caminhando e voltar à noite, caminhando também.











Quanto as festividades em função do Covid-19, foram feitas com certas regras e protocolos. Os turistas não tinham acesso à Ilha Janitzio durante as comemorações dos dias dos mortos. Podiam somente navegar em volta da ilha. Não podiam descer e acompanhar as festividades nos cemitérios. Somente o povo local, ou quem tivesse parente enterrado ali.




Conforme recomendação do governo do estado, seria para as pessoas fazerem as festividades em casa. Com isso, muitas famílias fizeram as homenagens e oferenda aos seus entes queridos. É um momento em que acreditam que seus entes estão presentes, e vieram de uma longa travessia e por isso tem água para matar a cede, comida e o que eles mais gostavam. A alegria é pelo reencontro que está cheio de simbolismo.























Bem, foram 7 dias maravilhosos e nós não vamos esquecer o que vimos. Saímos por volta das 13 horas, e continuamos a circular em volta do Lago Pátzcuaro até a pequena cidade de Purenchécuaro e dali entramos a esquerda na Mex.15. Passamos por vários povoados até a cidade de Zamora. Nesta cidade nos deslocamos até ao Walmart para fazermos compras de frutas, carne, frango, peixe e outros viveres para mantermos a dispensa cheia para os próximos dias. Aproveitei para fazer câmbio no Banco Azteca e depois disso voltamos para a estrada pela mesma rodovia, a Mex.15  até a entrada para o Parque Nacional Lago de Camécuaro. Um belo lugar com estacionamento e pode acampar de barraca dentro do parque. Não pode entrar carro. Passamos duas noites muito tranquila.

















Voltamos para a estrada Mex.15 até a cidade de Jiquilpan Juárez, e depois entramos a direita pela Mex.110 até a cidade de Sahuayo de Morelos.  Depois dessa cidade, voltamos a encontrar a Mex.15 e entramos a esquerda rumo ao Laguna Chapala. Seguimos por mais alguns quilômetros e entramos a direita, saindo da Mex.15, até a pequena cidade de Petatan, com suas ruas estreitas, seguimos até a beira da laguna, e estacionamos numa praça onde nos deixaram passar a noite.





O local é muito simples, bonito e tem os pelicanos que ficam na margem da laguna, esperando os pescadores darem algum resto de peixe para eles. O pôr do sol foi muito bonito. Esta Laguna é a maior do México. Noite muito tranquila e ainda mais com a brisa refrescante da laguna.

Depois do nosso café da manhã, voltamos para a Mex.15 circulando pela laguna até a cidade de Jacotepec, onde tem o Clube Roca Azul, Camping e RV Park. O local é muito lindo, enorme, com quadra de tênis, futebol de campo, piscina termal e fria, muitas arvores, e local para acampar com estrutura completa. Muitos americanos e canadenses moram neste camping. Aqui vamos ficar 7 dias aproveitando o clima agradável e pôr as nossas leituras em dia.



Os nossos planos se alteram constantemente devido ao Semáforo do covid-19, que muda quase toda semana. Tínhamos a intenção de ir até Chihuahua, conhecer o Cânon del Cobre, e talvez fazer o passeio de trem até o Pacífico. Mas, o semáforo voltou para o sinal vermelho e assim tivemos que alterar os planos novamente. Então, vamos seguir até Mazatlan e pegar o Ferry para Baja Califórnia. Mas isso conto no próximo post. Abraços e fique com a gente!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário