segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Expedição Brasil até ao Alaska/Ushuaia - 2020 - Diário dos dias 06 a 28/10/2020

52 – Diário do dia 06 a 28.10.2020

No dia seguinte de manhã, voltamos para estrada pela rodovia mex.70 libre com destino a Tomasopo. Lugar com o rio de cor azul e de muitas cachoeiras. Fomos ao lugar marcado pelo aplicativo IOverlander Puente de Dios, alguns km fora do centro, mas quando estávamos chegando ao estacionamento, que ainda tinha muitos carros, o jovem nem nos deixou estacionar, porque estava fechando. Solicitei então deixar uns minutos até encontrar outro lugar, mas foi impossível. Depois dessa péssima recepção uma família deixou estacionar. O camping estava fechado. Outra coisa estranha aconteceu: nos informaram o preço para entrar no parque. Daí fomos a portaria e informaram que hoje não podíamos mais entrar e que estavam aguardando as pessoas saírem. Perguntei o preço para voltarmos no dia seguinte e o atendente ficou pensando, pensando... Brincamos... precisa pensar muito para dizer o preço. Você faz isso a todo momento. Ficou sem jeito e ainda chutou um preço bem acima do cobrado normalmente. Desistimos do local pelos dois motivos já exposto.

Seguimos pelo centro e nos informaram que no balneário uns 6 km do centro poderíamos passar a noite. Lugar muito tranquilo, seguro, com muita gente banhando-se no rio e um turista de moto da Suíça e muitos locais acampados. Tudo free. Do lado de uma praça passamos uma noite tranquila e com lua cheia. Não adianta forçar, quando as coisas não estão harmoniosas. Tudo é uma questão de energia. Se a energia está boa tudo fica legal.

Voltamos para mesma estrada Mex.70 livre, depois de uma noite bem dormida, em direção ao balneário Jabalí. Ao entrarmos no local por uma rodovia e chegarmos ao balneário estava fechado pelo Covid-19. Informaram que estavam aguardando a visita dos agentes da vigilância sanitária para aprovação do protocolo e liberação. Voltamos pela mesma rodovia a em direção a San Luis de Potosí e fomos direto para o estacionamento do Walmart e passamos 3 dias na cidade.

Voltamos para estrada pela rodovia Mex.57 e num Pemex reabastecemos a casa de água e também o tanque do “Bison” de diesel. Depois seguimos até ao entroncamento com a Mex.37 e seguimos nela passando por Villa de Reyes até ao Parque Nacional Gogorrón onde tem o balneário de água termal Gogorrón. Só estava aberto o hotel, pois ainda não tinham autorização para abrir o camping e as piscinas. Mesmo assim, nos deixaram entrar para fazer o nosso almoço numa agradável sombra. Logo após, voltamos para a estrada em direção a Dolores Hidalgo, já no estado de Guanajuato e entramos antes no balneário Oasis. Como já estava no horário de fechar, fomos ao centro e dormimos no supermercado Bodega Aurrera (comprado pelo Walmart) e estacionamos para passar a noite. Postamos arquivos prontos no face e no blog e domingo voltamos ao balneário Oasis para passar uns dias. O domingo foi muito legal, piscina (aqui Alberca), caipirinha, e cerveja e ainda a Valquiria fez pastel. A noite ficamos sozinhos no lugar, aproveitando um pouco mais das piscinas. Na segunda feira, feriado no Brasil, levantamos e fomos para as piscinas e para nossa surpresa estavam todas vazias. Ainda bem que sempre pagamos uma diária por vez, e assim voltamos para o supermercado Bodega Aurrera e passamos a noite. Dolores Hidalgo foi a cidade em que o padre deu um grito em que começou uma das revoluções no México.

De manhã, depois das rotinas e compras, seguimos pela Mex.51 em direção a San Miguel de Allende. No caminho tem o Hotel San Ramón que também é um Trailer Park. Paramos e fomos verificar as condições para ficarmos. Achamos um pouco desleixado e sujo, com gramado para cortar e o preço salgado demais. E tem o inconveniente de ter que pegar ônibus ou taxi para o centro da cidade, pois fica uns 7 km antes. Assim seguimos até a Bodega Aurrera, estacionamos, e fui conversar com o gerente que nos autorizou o overnight. A nossa ideia era ir para o San Miguel Allende Trailer Park, mas queria ter uma segunda opção. Depois do almoço, fui a pé até o camping e já marcando um trajeto seguro, pois cidade tem muitas ruas estreitas e muitas subidas íngremes. Cheguei ao camping que não era longe e está em frente da igreja de San Antônio. Apertei o timbre várias vezes e nada. Até que depois de um tempo saiu um jovem e perguntei pelo camping que também é uma escola de tênis. Disse-me que estava fechado, e por minha insistência, ligou para o seu pai. Informou que ainda não tinham sido liberados pela vigilância sanitária, o protocolo para atendimento tanto para escola como para o camping. Voltei para o estacionamento do supermercado e passamos a noite.

De manhã fomos para o centro para conhecer a cidade histórica. Muito bacana a cidade, várias igrejas e também tem uma bela catedral. A praça central ainda estava fechada, e a cada entrada na parte histórica tinha uma célula para a desinfecção do Covid-19.  Outra coisa a observar é o número de americanos que vive no local, com suas belas casas na montanha como em condomínio fechado. O clima é muito bom, quente de dia e frio a noite e aproveitamos para passear bastante. Lugar tranquilo e seguro.

Depois de alguns dias, voltamos para estrada pela Mex.51 passando pela cidade de Celaya até a cidade de Salvatierra. Entramos na Mex.52 e logo embaixo de uma bela sobra fizemos o nosso almoço. Depois do almoço apareceu o dono das terras e batemos um longo papo. O nome dele é o Marco, advogado, agropecuarista, e falou que sua esposa estava no Canadá para o nascimento de sua primeira neta. Ele passou o endereço, disse se precisássemos de alguma coisa que poderíamos contar com ele, e ainda nos deu algumas frutas (goiaba, ameixa amarela e mirtilo). Seguimos pela mesma rodovia e passamos pela cidade Yuriria que tem um belo e enorme convento. Logo entramos na Mex.43 Libre até a linda cidade de Morélia, capital do Estado de Michoacán.  Dormimos a primeira noite no estacionamento do Supermercado Soriana. No dia seguinte, depois do nosso café da manhã, seguimos para a praça onde tem o Centro de Eventos. Esse local está o IOverlander. Uma praça maravilhosa, e muito bem cuidada e segura. Estacionei o “Bison” e fui conversar com um trabalhador do parque. Perguntei se poderia passar a noite. Ele disse que não teria problemas, mas teria que seguir o protocolo e comunicou com o comandante policial que é responsável pela segurança da área. Logo veio um oficial pegar os nossos dados do passaporte, mas fotos do “Bison” e teríamos que ir ao Centro de Convenções falar com o Comandante e também para tomar a nossa temperatura. Fomos muito bem recepcionados, nos deixou a disposição para qualquer coisa que precisássemos e poderíamos ficar o tempo que quiséssemos, somente tínhamos que informar a data da saída.

Do Centro de convenções até o centro histórico fica em torno de quase 2 km.  Ao lado fica um shopping com várias lojas e o supermercado Bodega Aurrera (Walmart). O parque anexo ao Centro de Convenções é enorme, com muito lugar para estacionar, orquidário, praças, arvores e é muito seguro, pois é monitorado pelas câmeras e pelos policiais 24 horas. Assim, podemos visitar esta belíssima cidade, com sua arquitetura antiga, linda e com influência da igreja católica. A cidade é rodeada de praças, fontes, e aqueduto que alimentava estas fontes. A noite com iluminação ficava muito linda. Caminhávamos todas as tardes ao centro histórico e voltávamos caminhando próximo das 22 horas. As praças movimentadas com artistas, vendedores de artesanatos e também com ornamentação e preparação para a festa do dia dos mortos. Muito tranquilo e seguro. Foram 08 dias maravilhosos!!!

Despedimos do pessoal, agradecemos a acolhida, e fomos em direção ao Supermercado Chedraui para fazermos compras de mantimentos. O nosso trajeto dessa vez é curto, pois entramos na Mex.15 libre em direção a cidade de Quiroga. Percorremos toda a cidade, uma movimentação muito grande, pois vem muito turistas fazer compras de artesanatos. Fizemos o nosso almoço e seguimos pela Mex.120 em direção a cidade de Tzintzuntzan. Paramos no centro perto do posto policial, e fui conversar se podíamos estacionar e passar a noite ali. Foram muito atenciosos e disseram que sim, que era seguro e tinha várias câmeras. Como era cedo, resolvemos voltar até a cidade de Patachimbo onde tem um atracadouro defronte ao lago. O lugar tranquilo, resolvemos fazer a nossa janta e depois nos deslocamos até Tzintzuntzan para passarmos a noite.

De manhã, seguimos pela mesma rodovia até a cidade de Sanabria e entramos a direita com destino a Ilhuatzio, Cucuchucho e Ucasanastacua, circulado o Lado de Pátzcuaro. Retornamos pelo mesmo caminho até a cidade de Pátzcuaro. E depois fomos para o Villa Pátzcuaro Garden Hotel & RV Park e estacionamos.

Vamos ficar até depois do fim da festa dos mortos 03/11/2020. Esta festa é muito famosa e tradicional no México que começa desde o dia 31/10 a 02/11/2020. Mas isso vou contar no nosso próximo post. Continue com a gente e muito obrigado pelas palavras de carinho.