sábado, 5 de setembro de 2020

Expedição Brasil até ao Alaska/Ushuaia - 2020 - Diário dos dias 20/08 a 03/09/2020

49 – Diário do dia 20/08 a 03/09/2020

Depois de uns dias de descanso, curtindo a San Cristóbol de Las Casas, retornamos para a estrada e pegamos a Mex.190 libre em direção a Tuxtla Gutierrez. No caminho vimos um acidente de caminhão que tinha tombado na descida. 

Acidente na Mex.190

Ao chegar em Tuxtla Gutierrez, encontramos a cidade com trânsito caótico, parado pelos protestos dos professores em função do retorno as aulas e outras reivindicações não cumpridas pelo governo, segundo eles. Com o trânsito caótico, resolvemos subir a pequena montanha até a entrada do Parque Nacional Cañón Del Sumidero. Infelizmente ainda estava tudo fechado. Passamos a noite no estacionamento na entrada do parque e no dia seguinte pegamos novamente a Mex.190 passando por um túnel e fomos até ao Mirador Manos que Imploran. Na entrada tinha uma corrente com o cadeado, e estacionei o “Bison” ao lado para não obstruir a via. A Valquiria ficou no MH e eu resolvi caminhar, descer a estradinha que rodeia a montanha para ver se chego até a administração. 

A descida era muito pesada, mas não teria problemas de ir com o nosso MH. Quase 2 km descendo, num calor tremendo e ainda com muita umidade no ar. Sofrido, só pensava na volta. Tinha esperança de encontrar alguém para vir abrir o portão. Para minha surpresa, dei de cara com um outro portão intransponível. Foi decepcionante chegar até este ponto e encontrar outro portão fechado. Bem, não teve jeito, tive que subir a montanha de volta e me concentrar na beleza do lugar e na respiração. Enfim, depois de um tempo, com o corpo todo molhado de suor, cheguei no portão de entrada onde estava estacionado o nosso “Bison”. 

Conversei com um senhor que estava trabalhando na terra e disse que talvez neste dia não abriria. Depois de descansar um tempo, e me hidratar com água, tomei uma ducha refrescante e seguimos em direção a represa Chicoasén. A estrada é sinuosa, bonita e com linda vista da represa. Tentamos chegar perto, mas em função da pandemia o acesso estava fechado. 


Pegamos o retorno para Tuxtla Gutiérrez e numa descida, tinha uma curva, e resolvi parar o “Bison” uns 50 metros antes no acostamento para fazer um ajuste do GPS. Foi uma sorte enorme para nós ter parado. Segundos após pararmos veio um motociclista que se perdeu na curva e caiu alguns 40 metros à nossa frente. 

Se não tivéssemos parado, tinha pego ele no chão. Agradecemos aos nossos Anjos da Guarda e a Deus por não ter acontecido algo pior. O jovem teve algumas escoriações. Logo ficou em pé e perguntei-lhe se estava bem. Disse-me que sim. Assim, ficamos mais aliviados e seguimos em frente.

Continuamos na mesma Mex.190 e próximo a cidade de Ocozocoautla entramos na Mex.180 D(Cota), sendo que em alguns locais tem o nome de Mex.145 D(cota). Tocamos até a represa Nezahualcóyotl, conhecida também como Malpaso, e passamos a noite. Foi uma noite muito tranquila.

De manhã, após as rotinas normais e com um calor de quase 30ºC, voltamos para rodovia com o ar condicionado ligado. Como o nome das rodovias em certos momentos se confundem, seguimos na MEX.145 D até ao entroncamento da Mex.180 D. Próximo a cidade Coatzacoalcos, entramos a esquerda em direção a La Tinaja.

Nestes tramos, pagamos os dois pedágios mais caros da viagem. Cada um em torno de $ 212,00 pesos e $229,00 pesos. Pouco mais de USD 10,00(dez dólares). Além de caro, foi a pior estrada que pegamos no México até agora. Tinha muito buraco.

Em La Tinaja, entramos a esquerda e pegamos a Mex.150 libre até a cidade de Córdoba. 












Quando estava atravessando a cidade, começou uma chuva forte, resolvemos estacionar no Walmart e passar a noite. Depois descobrimos que o Walmart fica na cidade de Fortín. As duas são praticamente juntas, difícil pra nós saber onde termina uma e começa a outra. O local é um shopping com várias lojas e o estacionamento é muito tranquilo. A polícia passando a quase todo momento, e muitas pessoas vinham conversar conosco. Educadas, perguntavam sempre se podiam conversar, pois tinham muita curiosidade sobre o “Bison” que deste modelo não tinham visto. Mantemos sempre a boa distância e pedíamos desculpas por não poder mostrar o veículo por dentro. Eles entendem a situação e depois de um bom tempo de conversa, nos dão as boas-vindas ao México e se deixam a disposição para nos ajudar no que for possível. Depois acessam ao nosso endereço no facebook e mantem contato.

Caminhamos pelo centro da cidade de Córdoba, mas apesar de o Estado de Veracruz está em semáforo laranja, as cidades próximas estão no vermelho. Assim, as praças e pontos turísticos estão fechados. Locais em que pode ter aglomeração, estão fechados.

Alguns dias de descanso e passeando pela cidade, seguimos em direção a cidade de Orizaba, catalogada dentro dos “Pueblito Magico” do México. Em Orizaba a situação não é diferente, mas é mais encantadora e com a vista do Vulcão Orizaba, a maior montanha do México. Estacionamos atrás do Walmart, onde ficam os viajantes, conforme o aplicativo IOverlander.
















Fomos a informação turística que nos deu um mapa da cidade com os locais onde estava permitido visitar. Grande parte dos locais estavam fechados, como teleférico, Paseo del Rio, 500 escalones(degraus). Mas estava permitido o Palacio de Hierro(ferro) e o Poliforum Mier y Pesado. Os dois muito interessantes e o último é um museu, mandado construir pela Duquesa de Mier em homenagem a seu marido falecido, e a também seu filho que faleceu com poucos dias após o nascimento. Dentro dele tem as obras de Francisco Gabilondo Soler, maestro, musico e autor de mais de 240 canções e criou mais de 300 personagens infantis. Por toda avenida CRI-CRI tem estátuas de alguns de seus personagens. Muito interessante as obras feitas para as crianças. Dizem que o Walt Disney queria comprar os direitos de suas obras, mas ele recusou. Enfim, foi muito interessante a visitação e não posso deixa de comentar o belo jardim e a arquitetura imponente do castelo. Vale a pena a visita!

É importante destacar a maravilhosa acolhida das pessoas que nos encontramos em Orizaba. No estacionamento onde ficamos atrás do Walmart, famílias muito queridas vinham conversar com a gente e deixavam suas mensagens de carinho e fé. Uma família nos trouxe um prato típico, feito com todo carinho, pimenta e um pão tipo francês feito no forno a lenha. Saboreamos e junto cerveja Modelo Negra. Tá bom demais!!!!

O que nos foi permitido na cidade, visitamos. Foram dias maravilhosos!!! Bem, vamos continuar a viagem pelas montanhas, com destino a Puebla e Cholula, mas isso conto no próximo post. Continue com a gente!!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário