quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Expedição Brasil até ao Alaska/Ushuaia - 2020 - Diário do dia 08 a 19/08/2020

48 – Diário do dia 08 a 19/08/2020

A região do Parque Nacional Lagunas de Montebello fica muito próximo a Guatemala. Saímos a esquerda da Mex.307 e entramos numa estrada chamada caminho das lagunas e fomos conhecer a Laguna Água Tinto, Laguna Esmeralda, Laguna Ensueño e na Laguna Encantada. No Mirador, estacionamos e passamos a primeira noite. De manhã, pegamos uma trilha até laguna e conversar com os nativos que vem todos os dias para fazer comidas e vender artesanatos. Conversamos sobre os costumes locais e também sobre comidas. Chegou um nativo, que recém tinha comprado um Tuk-Tuk novo importado da Índia, e me falou espontaneamente com muita alegria que o preço está em torno de USD 3.000(três mil dólares). Solicitou a sua refeição (Duas linguiças, carne de sol na chapa, feijão e salada) e eu pedi uma quesadilla (uma tortilla com queijo branco na chapa), estava bem gostoso. Conversamos mais um pouco e fomos embora.













Voltamos para Mex.307 até a Villa de Tziscao a beira do Lago Tziscao. Depois fomos até ao Eco Tziscao Cabanas e Camping e resolvemos acampar próximo ao lago. O local é muito interessante e muito bonito a beira do lago do mesmo nome. Uns 400 metros caminhando se chega ao Lago Internacional que faz a divisa com a Guatemala. Ali tem os marcos da divisa e inclusive com um cabo de aço que divide o lago. No local tem restaurantes e venda de artesanatos. Assim você pode ficar com um pé no México e outro na Guatemala. Voltamos para o povoado Tziscao, caminhamos muito pelos arredores e quando passamos por uma quadra, vimos famílias jogando basquete. Eles se divertiam muito. O pessoal local é muito educado e gentil. Como o local é muito tranquilo, ficamos alguns dias aproveitando a bela vista do lago.











No domingo, dia dos pais no Brasil, e aqui dia da Cultura Indígena, saímos do camping e fomos explorar os demais lagos no Parque Nacional. Paga-se uma taxa de $25,00(Vinte e cinco pesos) por pessoa, um pouco mais de USD 2,00(dois dólares) e pode aproveitar a circular pelos demais lagos do parque. Podes ficar quantos dias desejares, basta mostrar o ticket do pagamento. 









O dia foi passando e conhecemos os demais lagos do parque, estacionamos na área da Laguna de Montebello e fizemos o nosso almoço.  Gostamos do local e resolvemos ficar mais uns dias aproveitando o sossego e a segurança. A noite estamos nós e os vagalumes que dão um toque muito especial. A gente viaja no tempo em que erámos crianças e prendíamos os vagalumes no copo, apagávamos a luz do quarto e ficávamos admirando as suas luzes. Depois de um tempo soltávamos de volta para a sua natureza. Foram maravilhosos esses dias de contemplação e viagem interior. A coloração das lagoas não ficaram melhores em função do clima que estava chovendo. Mesmo assim, elas têm uma coloração muito bonita.

Os dias se passaram e voltamos em direção a cidade de Comitán Domingues. Pouco antes da cidade temos que passar pela Aduana. Pra nós apareceu a luz vermelha e nos pararam para conferir a documentação. Tudo em ordem e aproveitei para perguntar se teria emigração para fazer. Ele me disse que não neste local. Expliquei-lhe que o nosso Visto estava pra vencer e perguntei-lhe onde poderíamos fazer uma renovação ou dilatação do prazo. Informou-me que em Comitán Domingues tem uma agencia que poderia nos dar uma explicação mais detalhada.

Fomos a tal agência, nos atenderam muito bem e informaram que teríamos que ir até a fronteira com a Guatemala na cidade de Las Champas para fazer os tramites.

No dia seguinte de manhã pegamos a Mex.190 Carretera International e fomos para a cidade de Las Champas para fazer a emigração. O funcionário nos atendeu muito bem, informou que não tem como prorrogar e sim fazer um novo Visto. Pagamos uma taxa de $ 575,00(quinhentos e setenta e cinco pesos) por pessoa no Banco Ejécito ao lado. Voltei com as taxas pagas e saímos com o Visto por mais 180 dias. Mais tranquilos, pois não queríamos ter que ir até a cidade do México para fazer este trâmite. Voltamos até a cidade de Comitán Domingues, fizemos umas compras e dormimos no estacionamento do Walmart.



No dia 13/08, pegamos a rodovia Mex.226 passando pela cidade de Tzimol, depois descendo uma serra e baixamos a altitude de 1.560 msnm para 650 msnm, e fomos conhecer a Cascadas de El Chiflón. Este lugar é um parque e é administrado por uma cooperativa. Local muito bonito, com belas cachoeiras, quiosques à beira do rio para fazer churrasco, Tirolesas, estacionamento com sombras e estrutura de cabanas e camping. Quando o Furacão Hanna atingiu o México, fez um estrago muito grande na estrutura do parque. Arrancou arvores enormes e destruiu uma parte das palapas(quiosques) as margens do rio. Vamos aproveitar por alguns dias a tranquilidade do lugar.














Foram dias maravilhosos fazendo fogueira, curtindo o silencio da noite, e sozinhos no estacionamento inclusive com energia.

No dia 19/08/2020 voltamos para San Cristóbol De Las Casas onde ficaremos por mais alguns dias, onde planejaremos os nossos próximos destinos. Mas isso, eu conto no nosso próximo post. Continue com a Gente!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário