quinta-feira, 2 de julho de 2020

Expedição Brasil até ao Alaska/Ushuaia - 2020 - Diário do dia 10 a 23.06.2020

44 – Diário do dia 10 a 23.06.2020

A noite parecia que não terminava...era pura ansiedade para pegar a estrada. Enfim, levantamos como de costume no mesmo horário. Assim, fomos fazer o nosso café da manhã no “Bison” como todas as manhãs. Depois fomos ao quarto do hotel pegar as nossas coisas, despedir do pessoal e preparar a casa para viagem.

O calor estava demais, era 08:30 da manhã e já estávamos em 36 ºC. Seguimos em direção ao Supermercado para as últimas compras, e encher o nosso galão de água mineral. Depois passei na loja de pneus que revende Continental e fui calibrar os pneus. Dali segui em direção a empresa Atlântico Gás para encher o nosso botijão. Foram 10 kg e paguei o valor de quase USD 5 (cinco dólares) ou seja $101,00(cento e um pesos mexicanos). Muito barato!!!!

As horas foram passando e quando entramos na RN 180, já passava do meio dia. Depois de alguns kms, achamos uma árvore com uma sombra maravilhosa e resolvemos parar para o almoço. Como compramos um frango assado no supermercado, o nosso almoço foi rápido, e deixamos o ar condicionado ligado para o nosso conforto.

Em seguida voltamos para estrada, nos sentindo um pouco estranhos. Na mesma rodovia passamos por várias localidades e parecia que estava tudo normal e que não estávamos numa pandemia. O pessoal tomando cerveja, vendendo camarão e ostra, todos sem a dita “tapa boca”, “mascarilla” e o comercio a todo vapor. Entramos na cidade de Catemaco, tinha uma barreira, mas o guarda estava olhando o celular e assim passamos em direção do Hotel Playa Azul. É um grande empreendimento à beira da lagoa. Já teve os seus bons momentos, e agora com quase três meses fechados, só tinha dois empregados que foram muito gentis. Estranhou que nós conseguimos chegar, pois tinha várias barreiras que não deixavam estrangeiros circular. Disse que tinha um casal russo de motorhome desde o início de março, e que tinham que comprar comida para eles, pois não permitiam que passasse nas barreiras sanitárias. O local é muito tranquilo, com muitas árvores, variedade muito grande de pássaros, seguro e à beira da lagoa. Forneceram luz, água e para quem vem de motorhome tem uma suíte para usar o banheiro e ducha.  O local está marcado no aplicativo IOverlander.

Laguna Catemaco

Os dias foram muito tranquilos, com ensurdecedor canto das aracuãs de todas as manhãs. Iguais às que tem em Bombinhas na minha casa e fazem esse ritual, só que as 06:00 da manhã. Então, matei a saudade desta bela ave. Assim, os dias foram passando e conseguimos comprar peixe dos pescadores que moram do lado do hotel. Recém pescado a tal da Mojarra que para nós conhecida como Tilápia, temperamos e fizemos um almoço regado com  caipirinha e cerveja. Foi um dia maravilhoso.
Laguna Catemaco(Mojarra ou Tilápia)

Esta região é conhecida como “Região dos Tuxtlas”. Eu pensei que eram povos que habitavam o local. Fui perguntando para um e outro e ninguém sabia o significado. Bem, fui a pesquisa: “Tuxtla é uma palavra da língua Náhuatl dos antigos povos Astecas (Mexicas – daí onde vem o nome do México) que habitavam o vale do México e o Norte. A palavra significa Terra dos Coelhos, pois tinha abundancia. Com a chegada dos espanhóis deram uma acastelhanada e passou a ser “Tuxtla””.

Na segunda feira, dia 15/06/2020 continuamos pela RN 180 até a cidade de Villahermosa que fica no Estado de Tabasco. Ali fomos até ao Walmart comprar algumas coisas, mais já estava fechando. Pois, em virtude da pandemia fecha as 18:00 horas. Resolvemos dormir no estacionamento do Walmart para matar a saudade. Noite tranquila e de manhã fomos comprar frutas, verduras etc. Continua o controle de espaço entre pessoas e o número de compradores dentro do mercado. No caixa só a pessoa que vai pagar.

Depois do mercado, mudamos o roteiro e seguimos pela RN 186 até a cidade de Catazajá no estado de Chiapa e paramos no Posto Pemex e fizemos o nosso almoço. Aproveitamos para ligar o gerador e o ar condicionado para descansarmos um pouco do calor. O Estado de Chiapas ainda está no semáforo vermelho e por isso o PN da Zona Arqueológica de Palenque está ainda fechado. Vamos deixar para depois que voltarmos da Região de Yucatán.

Mais tarde, reabastecemos o “Bison” com diesel e gasolina para o gerador e continuamos pela RN 186. A rodovia tem muitas retas e também muitos acidentes. Creio que dormem ao volante. Dirigindo e olhando para linha do horizonte, vimos uma forte tempestade se aproximando. Logo, encontramos no guia IOverlander um local para parar de nome Los Tucanes. Muito bacana, com piscinas, camping, coqueiros, lagoa, caiaque, restaurante, muitos pássaros e inclusive vários casais de pavão real. Resolvemos ficar e passar dois dias.
Los Tucanes

Dia 18/06/2020, continuamos pela RN 186 passando pelas ruinas de Calakmul, Chicanná, Becán e Xpujil, mas todas fechadas em função de que aqui em Campeche continua com o semáforo cor vermelha. Achamos estranho, pois nos informaram que esta semana seria de cor laranja e assim poderia funcionar com a capacidade de 50%.  Bem, com o calor de 40ºC, resolvemos parar e passar a noite no Posto Pemex em Xpujil.

Acordamos e o calor era de 34º C as 07:30 horas da manhã. Completamos o tanque de diesel e gasolina para o gerador e seguimos pela mesma rodovia para a cidade Chetumal capital do Estado de Quintana Roo. A cidade faz fronteira com Belize.  Em Chetumal seguimos pela rodovia até o fim, onde encontra-se o Walmart. Nesta avenida larga, embaixo de uma boa sombra, fizemos o nosso almoço. Mais tarde, fomos seguindo pela orla em direção a cidade de Calderitas e passamos uma parte da tarde. Depois, fomos para Plaza Las Américas Shopping Center, e fizemos algumas compras. Conversamos com o chefe de segurança que nos autorizou a passar a noite. Disse que vem muitos motorhomes no verão e passam a noite no local. Por aqui também os pontos de interesse continuam fechados.

De manhã, voltamos para a estrada, pegamos na bifurcação a direita, e entramos na RN 307. Seguimos até a pequena cidade de Xul-Há e fomos em direção ao balneário da linda Laguna Bacalar. O camping estava fechado, mas mesmo assim paramos embaixo de uma sombra, fizemos o nosso almoço. Após, seguimos costeando a laguna, passando pela Laguna Azul, que estava com o acesso fechado também. Passamos por vários locais e campings por toda a orla da cidade de Bacalar, mas todos fechados e sem previsão de abrir. Pedimos autorização e passamos a noite próximo ao Fort San Felipe Bacalar.

No dia seguinte, continuamos até o Ecocamping Yaxche a beira da mesma lagoa, o qual tinha telefonado no dia anterior e feito reserva. Era o único e recém aberto. Tratamos os detalhes e o preço, mas quando nos registramos vieram com uma conversa diferente do combinado pelo telefone e querendo cobrar taxa de energia. Na central de reserva foi acertado o preço com tudo incluído (Luz e água) e agora criaram uma celeuma. O local é muito bonito, mas em função do desconforto, íamos embora. Mas, no momento que estava encerrando chegou o proprietário e conversamos, nos autorizou a ficar mais um dia pelo preço que foi acertado via fone. Ficamos porque o lugar era muito bonito. Curtimos mais um dia a laguna, com direito a caipirinha no deck.

Laguna Bacalar

Na manhã do dia 23/06/2020 preparamos o nosso “Bison”, aproveitamos mais um banho na laguna e após o almoço seguimos pela mesma RN 307. Entramos no Balneário Buenavista, mas infelizmente o camping estava fechado, como também muitas ruas fechadas da pequena cidade.

Voltamos para a RN 307 e seguimos até a entrada da Laguna Nohbec e dali até ao centro da pequena vila, mais ou menos 7 km. Chegamos em frente à laguna e conversamos com as pessoas do local, e informaram que o camping estava fechado em função de estar totalmente alagado. Com a temporada das chuvas, muito dos locais ficam alagados e as vezes inclusive as estradas. Infelizmente não tinha o que fazer ali, voltamos novamente para a RN 307 até a cidade de Felipe Carrillo Puerto, passamos pelo centro histórico e estacionamos no Supermercado Chedraui. Depois fui conversar e pedir autorização para passar a noite. Voltando ao “Bison” fui reabastecer o gerador e a Valquiria foi fazer umas compras.

Amanhã, seguiremos com destino a Tulum. Mais isso conto no próximo post.

1. Que tudo transcorra bem com os amigos. Grande abraço Izolete e Alvaro.