sábado, 18 de julho de 2020

Expedição Brasil até ao Alaska/Ushuaia - 2020 - Diário do dia 24/06 a 13/07/2020


45 – Diário do dia 24/06 a 13/07/2020

Dormimos uma noite muito tranquila e de manhã tomamos o nosso café da manhã, completei o gerador com o pouco de gasolina que tinha no galão e pegamos a estrada. Com relação a gasolina tanto a de 87 ou 92(premium) octanas é mais barato do que o diesel. No caminho todos os lugares em que tinha alguma coisa para visitar, tipo cenotes ou ruinas, estavam fechados. Assim, chegamos em Tulum próximo ao meio dia, e fomos até ao Chedraui Supermercado e estacionamos para fazer o nosso almoço. Calor de 36ºC, e o que amenizava um pouco era o fenômeno da poeira do Saara que está atingindo toda esta região, e que encobria o sol. Esse fenômeno acontece todo ano e vai durar no máximo três dias. 

Tulum
No período da tarde fui reabastecer o gerador e o galão e fomos andar pela orla. Infelizmente as ruinas estão fechadas. Fiquei impressionado pela quantidade de hotéis e restaurantes muito bacanas nesta orla. Na temporada isso deve ferver. Mesmo fora da temporada encontramos muitos gringos presos pela pandemia como nós. Antigamente vinha muita gente de Cancun para cá, mas agora com os investimentos já tem vida própria. Ainda mais, com a construção da Ferrovia Trem Maya, vai modificar ainda mais o lugar. A noite dormimos no estacionamento no Chedraui e o gerador teve que trabalhar a todo vapor para manter o ar condicionado ligado.

Tulum

Tulum
Acordamos como de costume, e o sol já dando o ar da sua graça com toda a sua energia. Logo nos dirigimos para a praia publica onde tem a ponta de pedra, chamada de Punta Zamach. Conseguimos um lugar para estacionar e passamos o dia, pois era o único lugar onde podia pegar a brisa do mar e passar o dia confortável. A noite fomos reabastecer o gerador e o galão e depois nos dirigimos ao Chedraui para fazer as compras e passarmos a noite com segurança. Os nossos dias foram repetitivos, mantendo a mesma rotina até do dia 01/07/2020.

No dia 01/07/2020, fizemos as rotinas normais, verificação de água, óleo e demais itens do veículo, casa e fomos ao mercado fazer compras. Enchi o reservatório de água mineral que dá em torno de 25 litros, e seguimos pela RN 307 até ao Parque Xel-Há para estacionarmos e aproveitar o parque. Infelizmente também por conta da contingência o estacionamento com luz e água não pode ser utilizado para pernoitar. Mudamos os planos e seguimos a Akumal, mas também com a mesma situação. Continuamos na RN 307 até Xpu-Há Campground Mundo Chalio, estava aberto, mas não gostei do lugar que tinha para ficar. 

Assim, voltamos para a mesma rodovia até o Paamul RV Park & Cabanas na Praia de Paamul. Acertamos, pois o lugar é muito bacana, tem piscina, restaurante, estacionamento com água, luz e dumping. A praia é uma maravilha! Como gostamos do lugar, resolvemos ficar uma semana para esquecer um pouco da pressão da pandemia.

Paamul

Paamul

Paamul

Paamul

Paamul

Paamul

Paamul

Tartaruga em Paamul

Paamul

Paamul

Paamul

Paamul

Paamul

Paamul

Paamul
O lugar com água cristalina, um sol de rachar e banhos de mar para refrescar. É o lugar ideal para o descanso e esporte náuticos, entre eles o mergulho em seus recifes e corais. Também é o lugar eleito pelas tartarugas marinhas para desovar nas noites entre os meses de maio a novembro. Ontem à noite com lua cheia, vimos as tartarugas gigantes por seus ovos na areia. Nós só tínhamos visto em documentários. Foi muito emocionante! A luta enorme e exaustiva para cavar o buraco na areia, deixar os ovos e depois voltar para o mar. Acompanhados pelos seguranças, mantendo distância, podemos observar várias delas cavando os buracos. Assim, quando uma gigante estava voltando para o mar, o segurança iluminou com a lanterna e aproveitei o momento para tirar foto sem o flash. Essas visitas das tartarugas vão continuando por todas as noites de lua cheia. Foi maravilhoso ver de perto!

Ficamos 10 dias neste local maravilhoso. Fizemos algumas caminhadas e aproveitamos muito bem o mar. Resolvemos seguir em frente e decidimos ir em direção a Playa del Carmen. No caminho tinha vários locais para visitar, mas infelizmente fechados. Assim, chegamos a bela cidade de Playa del Carmen. A cidade possui avenidas amplas e bem arborizada. Uma cidade planejada. Passamos dois dias, aproveitando para circular e estacionar bem no centrão. Toda a cidade possui parquímetro, paga-se por hora e pode renovar sem precisar tirar o veículo do lugar. O centrão tem a movimenta e longa 5ª Avenida, que não passa veículo e é cheia de bares, restaurantes e várias lojas. Poucos lugares tinha o acesso ao mar permitido, mas na parte central tinha um lugar permitido e foi onde estacionamos de dia até a noite, em baixo da sombra.  Lá pelas 23:00 íamos para o Walmart (bairro La Cruz) e passávamos a noite. Muito tranquilo o local.

Playa del Carmen

Playa del Carmen

Playa del Carmen

Playa del Carmen
Depois de dois dias, resolvemos seguir em frente e conhecer Puerto Morelos. Lugar pequeno e muito bacana, com belas praias, mas todas fechadas ao público. Íamos para Cozumel, mais não nos sentimos seguros, pois pode ter aumento de casos e voltar para o semáforo vermelho e nós ficaríamos presos na ilha. Hoje está no semáforo laranja. A nossa situação, apesar de toda a pandemia, ainda assim estamos muito confortável. 

Puerto Morelos

Puerto Morelos
Bem, depois de ponderarmos muito, vamos seguir para a cidade de Cancun, em direção ao RV Parking Mecoloco.

Vamos curtir o que for permitido na cidade, e depois seguiremos em direção a Mérida, mais isso conto no próximo Post. Continue com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário