43 – Diário do dia 29.03 a
09.06.2020
Com o nosso “Bison” estacionado
na Plaza Nueva Veracruz e nós no Hotel Yesinn, a calma voltou a nos confortar.
Estamos muito mais tranquilos! Temos agora que estabelecer uma nova rotina,
pois as estradas estão fechadas, como também os campings, hotéis, Parques
Nacionais e as praias.
Hotel Yesinn - Veracruz |
Hotel Yesinn - Veracruz |
Hotel Yesinn - Veracruz |
Nestas novas rotinas, o principal
era não se contaminar, como também não contaminar as outras pessoas se
estivéssemos contaminados pelo vírus, é logico. Aos poucos, tudo foi se
ajustando: uso de máscara, gel, limpeza dos sapatos ao entrar no hotel, manter
distancias, e no supermercado a desinfecção dos carrinhos de compras, como
também a entrada de 01 pessoa por família. Apesar de muitas informações
controversas, resolvemos aceitar e nos ajustarmos a essas novas medidas.
Como vimos que ia demorar muito
tempo, resolvi pesquisar apartamentos para alugar em condomínios com segurança.
Assim teremos uma referência de preço, pois precisávamos economizar, e fazer as
nossas refeições em nossa casa, era uma dessas medidas. Por pouco tempo,
alimentar-se fora não é um problema, mas como não tínhamos e ninguém tinha a ideia
de quando poderíamos voltar para a estrada, necessitaríamos cuidar melhor da
nossa alimentação.
Após uma boa pesquisa, fui
conversar com a Gerente do hotel. Na conversa lhe disse que precisávamos de
energia elétrica para o nosso MH, pois em função de que ficaríamos muito tempo
e também não saberíamos o quanto tempo era esse, até minimizar os efeitos da
pandemia. Expliquei-lhe que caso não fosse possível, iria ter que alugar um
apartamento em um condomínio. A gerente muito atenciosa e com poucos hospedes
no hotel, abriu uma exceção permitindo a utilização de energia elétrica para
todo o conforto da nossa casa. Assim ficou muito cômodo para nós. As refeições serão
feitas no MH e dormiremos no hotel. No local tem um shopping, supermercado,
hospital e um vasto estacionamento com câmeras e seguranças. Também temos água
em abundância, onde poderemos utilizar as máquinas de lavar louça e de lavar
roupa.
Plaza Nueva Veracruz - Veracruz |
Plaza Nueva Veracruz - Veracruz |
Plaza Nueva Veracruz - Veracruz |
Plaza Nueva Veracruz - Veracruz |
Plaza Nueva Veracruz - Veracruz |
Plaza Nueva Veracruz - Veracruz |
Assim os dias foram passando, e
diariamente o Presidente do México dá uma coletiva a imprensa das 07 horas as
08 horas da manhã, passando informações e respondendo a perguntas. As 19:00
horas, todos os dias o Subsecretário da Saúde passa as demais informações sobre
o andamento da pandemia. Fomos acompanhando e entendendo um pouco sobre cada
medida e principalmente esperando o dia de voltarmos a “nova normalidade”.
Estabelecidas as rotinas, o nosso
negócio era mantê-las para continuarmos com a moral elevada. Os dias foram
passando, e utilizávamos o nosso tempo com leituras, contatos com amigos e
familiares e também fazendo pequenas manutenções em nosso “Bison”, como: lavar,
encerar, regular bomba d’água, gerador, etc.
Eu tinha comentado que cancelei o
pagamento da passagem feita com o cartão de crédito para Aeroméxico. Eles
tinham cancelados todos os três voos que nos levariam para Veracruz no México.
Nesta época, ficamos desesperados, pois o “Bison” estava vindo para o México e
nós estávamos em Cartagena na Colômbia. Passaram alguns dias, até que por pura
sorte no final das contas, conseguimos o último voo da Interjet direto de Cartagena
para a Cidade do México. Nesta mesma época para complicar perdi o meu celular.
Bem, isso já comentei no post anterior.
Continuando: mesmo mostrando
todos os documentos de que foi a empresa que cancelou os voos, eles negaram o
cancelamento do nosso pagamento (foi rejeitado).
Tínhamos mais duas opções: a
primeira era cancelar o cartão, mas isso poderia nos complicar até termos um
novo cartão substituto; a outra opção, era fazer o processo direto com a
empresa Aeroméxico. Já tínhamos tentado naqueles dias, mas nem resposta nos deram.
Enfim, vamos tentar a segunda
opção. Enviamos e-mail para o setor de reembolsos da Aeroméxico. A encarregada
prontamente nos respondeu e disse-nos que o processo leva de 10 a 45 dias
uteis. Fiquei estarrecido pela demora em devolver o pagamento efetuado de uma
prestação de serviço, em que não houve.
Passados 50 dias uteis, reenviei
novamente e-mail para o setor de reembolso manifestando o meu desconforto com
toda essa situação. A encarregada, nos solicitou que enviasse o e-mail para o
outro setor, pois ela não entendia o que estava acontecendo e muito menos eu!
Novamente refiz o e-mail e enviei para o setor e com cópia para ela. Bem, vamos
continuar tentando desta forma por mais alguns dias.
A boa notícia é que hoje 30/05
termina a 3ª fase da pandemia e a partir do dia 01/06 começa a “Nova
Normalidade” e assim alguns setores regressam as atividades. Alguns campings na
Riviera Maia já estão em funcionamento. Estamos aguardando a reabertura dos
Parque Nacionais para prosseguirmos com os nossos itinerários.
Bem, hoje 09/06/2020 ainda não
recebi a devolução do pagamento feito a Aeroméxico. Mas a boa noticia é que
amanhã vamos começar a viajar novamente. Praticamente 90 dias de espera. Nunca
ficamos tanto tempo parados. Não imaginam a nossa alegria em voltar a pegar a
estrada. Os Parques Nacionais ainda não abriram, mas já podemos circular
tranquilamente, com muito cuidado e respeitando todas as recomendações
sanitárias. Segundo informações os Parques Nacionais abrirão entre 15/06 a
01/07. Nessa nova normalidade alguns setores principalmente em Yucatán e
Quintana Roo estão retornando as atividades com muito regramento e capacidade
baixa de ocupação.
Bem, vamos ficando por aqui,
postando algumas fotos do lugar onde passamos todo esse tempo e as novidades da
estrada comentaremos nos nossos próximos posts.
Nenhum comentário:
Postar um comentário