domingo, 22 de agosto de 2021

Expedição Brasil Até ao Alaska/Ushuaia - 2020/2021 - Diário dos dias 04/06 a 23/06/2021

62 – Diário dos dias 04/06 a 23.06.2021

Em Tampico, foi um dos lugares em que ficamos mais tempo. Foram 18 dias, circulando por vários pontos turísticos e dormíamos no supermercado Walmart. A cada dois dias reabastecíamos de gasolina o gerador e aproveitávamos para completar o tanque de água. O povo é muito simpático e acolhedor. Mas chega o dia de partir, e no dia 04/06/2021, depois de muita chuva, tomamos o nosso café da manhã e fomos reabastecer o “Bison” com combustível, gasolina para o gerador e água para casa e seguimos pela Mex. 180 até a cidade de Aldama. Fomos direto para a praça central, e estacionamos, pois estava muito chuvoso o dia. No início da noite, voltei até a entrada da cidade e pedi autorização e dormimos no estacionamento do Posto Pemex.

De manhã, após as nossas rotinas, completei o tanque de gasolina do gerador, completei o galão, fomos comprar água purificada e seguimos pela rodovia que liga Aldama a Barra El Tordo.  Fomos primeiro a barra e compramos ostras recém tirada e seguimos para a praia Barra El Tordo e escolhemos uma sombra e estacionamos. Fizemos os nossos aperitivos de sábado e o almoço foi ostra e peixe frito.

Na segunda-feira de manhã, seguimos com destino a cidade de Aldama e compramos novamente água e seguimos em direção a Ciudad Mante. Compramos combustível para o gerador e também para o galão de reserva e fomos fazer o nosso almoço no estacionamento do Supermercado Soriana. Após, seguimos pela Mex.85, e entramos a esquerda na rodovia que leva a cidade de Gómez Farías para entrar no Parque Nacional El Cielo. Fomos até ao museu e que infelizmente estava fechado. Depois, seguimos até a praça central, estacionamos e liguei o gerador para amenizar o calor. Como já tinha ligado no almoço, sabia que tinha poucas horas. Quando acabou, fui pegar o galão de reserva e não estava no lugar. Enfim, deixei o galão cheio de combustível no posto de combustível em Ciudad de Mante e pago. Foi uma distração e resolvemos voltar, pois não tinha posto de combustível nesta cidade, e não íamos conseguir dormir pelo calor que estava fazendo, e também pelo galão que é bem resistente e não vaza combustível. Voltando fui ao posto de combustível e informaram que não tinham deixado nada guardado, pediram para voltar no dia seguinte e assim enchi o tanque do gerador, e fui estacionar no Supermercado Soriana para passar a noite.

De manhã, apareceu o atendente do posto com o galão de combustível e disse que tinha guardado para nós. Bem, vida que segue...Voltei ao posto de combustível, completei o tanque de diesel, gasolina para o gerador e água para casa e segui pela Mex. 80 até a cidade de El Naranjo, já no Estado de San Luis do Potosi e estacionamos no Parque Municipal, onde tem um rio com fundo de pedra, cascata e podemos nos refrescar do calor imenso de 40ºC e a noite 32ºC. Só tem um jeito, o gerador e o ar condicionado a todo vapor.

No dia seguinte, reabasteci o nosso galão de combustível para o gerador e seguimos para El Meco e El Salto, distante uns 10 km da cidade de El Naranjo. Resolvemos ficar no estacionamento do hotel e Restaurante El Sundial. Nos forneceram energia, água e ficamos por duas noites utilizando o ar condicionado direto e a lavadora de roupa a todo vapor também. Assim, colocamos a casa em dia. Após esses dias, seguimos pela Mex.80, subimos uma serra e passamos pela Ciudad del Maiz, seguimos até ao entroncamento com a Mex. 101 e entramos nela a direita com destino a cidade de Tula. Cidade de Tula é considerada Pueblo Mágico, e esse conceito está possibilitando a conservação da cidade e também melhorias em sua estrutura. A cidade foi a primeira capital do Estado de Tamaulipas e faz parte da história da independência do México. O padroeiro da cidade é o Santo Antônio de Pádua e chegamos justamente no momento das festividades e também essa data é o dia que comemora o nascimento da minha querida Mãe. A cidade é muito tranquila, ficamos estacionados por 5 dias na rua principal e perto da praça. De dia é um pouco quente, mas a noite a temperatura é bastante agradável e dormíamos somente com o resfriar ligado. O povo é muito amistoso e paravam para conversar conosco. Muitos deles pensavam que vendíamos alguma coisa. Chegavam até a janela e perguntavam o que estamos vendendo. Depois de explicarmos sentiam-se um pouco envergonhados, mas na continuação batíamos um bom papo. Aqui para conversar eles dizem:” vamos praticar”? Outros queriam comprar a nossa casa. Diziam para fazer o preço!

Depois de dias de descanso e tranquilidade, seguimos pela mesma Mex.101, passando pela pequena cidade de Palmillas, na sequencia visitamos El Salto, onde tem 280 degraus até uma cascata, mas como o rio estava seco, resolvemos não descer, e ainda mais pelo calor que estava fazendo. Logo na sequencia foi a cidade de Jaumave onde paramos para fazer o almoço. Continuamos pela mesma Mex.101 e logo depois da Villa San Antônio, entramos a esquerda e pegamos a estrada velha e subimos uma grande serra. Em cima, chamada de Alto Cumbre, tem um museu e mirante. O clima estava muito bom, não estava muito caloroso e assim, voltamos para a rodovia e começamos a descer até a cidade de Victoria, capital do Estado de Tamaulipas. Seguimos até ao Walmart onde precisávamos fazer compras e aproveitamos para passar a noite. Muitas pessoas vieram conversar com a gente e até um dono de restaurante de Barbecue muito conhecido na cidade, com a sua família, fez uma live conosco em seu canal e nos convidou para ir ao restaurante fazer uma refeição. Agradecemos o convite, mas neste momento estamos evitando contato com muitas pessoas, em função da pandemia. Ele nos entendeu, e vamos continuar conversando pelas redes sociais. Foi muito divertida a Live, pois foi feita pelo seu pequeno filho. Conversamos com outra pessoa que trabalhava com pedras de granito e mármore, vindas do Brasil. Devido a crise, deixou de trabalhar com esse material e foi trabalhar como professor na vaga de sua mãe que se aposentou. Aqui no México, os funcionários públicos são donos de “praças”. Ou seja, caso se aposente pode passar o seu lugar para um filho. O emprego vai de pai para filho. A legislação é antiga, mas está mudando para os novos que estão ingressando no serviço público.

Ficamos mais um dia em Victória, e seguimos pela Mex.85 em direção a cidade de Linares, Montemorelos e Santiago (Pueblo Mágico), no estado de Nuevo León e muito próximo a Monterrey. Na realidade fica na região metropolitana de Monterrey. Visitamos a represa La Boca, no final de semana dos dias 19 e 20/06/2021. O domingo foi o dia dos pais aqui no México. Passamos os dias na represa e a noite dormimos ao redor da Plaza Hidalgo e no Supermercado Soriana. Na segunda-feira, seguimos pela NL 20 até o Parque Nacional Cola de Caballo. O parque é muito bonito, tem estacionamento, e muito bem organizado. Banheiros limpos e lugares com mesas e churrasqueiras. O local está a quase 700 msnm e com a cascata e riacho com águas límpidas e frescas no meio de muita vegetação.  No final do dia continuamos subindo pela sinuosa NL 20, passando dos 1.400 msnm até a vila La Ciénega de Gonzales. Resolvemos passar a noite aqui e pedimos autorização para estacionar ao lado de um restaurante.  O lugar está muito bonito em função das chuvas, pois a vegetação da montanha está verde o que a torna bastante agradável a sua visualização.

A temperatura estava muito alta e a noite deu uma forte tempestade e destruiu essa estrada NL 20 de La Ciénega de Gonzales até Saltillo, parte que fica na região do Parque Nacional Cumbres de Monterrey. Assim, voltamos pela mesma rodovia até Santiago, e fomos reabastecer o gerador, o galão de reserva e também diesel para o “Bison”. Voltamos para dormir novamente no Supermercado Soriana. Como houve muito alagamento pelo Rio Santa Catarina que dá acesso pela entrada do parque por Monterrey, vamos aguardar dois dias para visitar o parque deste lado. Mas isso conto no próximo post! Continuem com a gente!