domingo, 18 de abril de 2021

Expedição Brasil Até ao Alaska/Ushuaia - 2020/2021 - Diário dos dias 19/02 a 18/03/2021

58 – Diário dos dias 19/02 a 18.03.2021

Depois de aproveitarmos muito bem estes dias em San Carlos, seguimos para a cidade de Guaymas e estacionamos no Sams Club ao lado do Walmart. Por coincidência dormimos no mesmo lugar quando da nossa primeira ida ao Alaska em 2017. Naquela época não entramos na cidade e nem exploramos a região, pois a nossa meta era o destino mais longe. Então, foi só de passagem. Guaymas tem lugares muito bonitos na costa do Mar de Cortez.

Fizemos as compras e seguimos pela Mex.15 D até a cidade de Bacúm e com isso desviamos do pedágio da cidade de Nova Esperanza. Continuamos pela mesma até a Ciudad de Obregón e mais adiante voltamos para a Mex.15 D. Mais alguns quilômetros e entramos num desvio passando pelas cidades de Martes R. Gomez e Jecopaco. Logo, entramos a esquerda na Son.148 e depois entramos novamente na Mex.15 D. Assim desviamos alguns pedágios e aproveitamos para conhecer as cidades pequenas, pois se não, a autopista passa longe das cidades, e quem está a passeio, e não tem pressa é importante conhecer os diversos povoados. Seguimos até a cidade de Navojoa pela Mex.15D. Na cidade pegamos a direção de Álamos (Pueblo Mágico) pela rodovia Son.13.

A cidade tem seus casarios antigos, muito bem preservados e o povo muito simpático e educado. Foram alguns dias passeando pela cidade, conhecendo seus pontos turísticos e conversando com os moradores locais que tinham muitas curiosidades sobre nós. É claro que com muito cuidado e seguindo as regras do distanciamento e usando máscara também.

O nosso gás da casa acabou e também reabastecemos o nosso botijão na cidade.

Voltamos pela mesma rodovia Son.13 até Navojoa e depois pegamos a rodovia Son.23 passando pela cidade de Etchojoa, Huatabampo e na sequência a praia de Huatabampito. O local não nos agradou e fomos conhecer a Bahia Yávaros. Circulamos e não achamos um local adequado para ficar. Voltamos até a entrada da cidade de Huatabampo, e entramos a direita, e seguimos até ao entroncamento com a rodovia Mex.15D. Assim que entramos, tem uma estação de serviço da Arco, muito bem estruturada, estacionamos e passamos a noite.

De manhã, após o nosso café da manhã, continuamos pela Mex.15D e saímos do Estado de Sonora e entramos no Estado de Sinaloa. Na entrada da cidade de Diaz Ordaz, entramos a esquerda e seguimos até El Fuerte (Pueblo Mágico). A cidade muito bem preservada, seu povo muito simpático e acolhedor, e tem também muito bem preservado o seu centro histórico. Depois de passear pela cidade, seguimos até ao Parque La Galera que fica às margens do Rio Fuerte. No final da tarde e até umas 22:00 horas, o pessoal vem para tomar cerveja e pôr o papo em dia. Depois fica tranquilo para dormir. Passamos duas noites e fomos visitar a represa J. Ortiz de Domingues e dormimos uma noite estacionados no mirante com vista para o lago.

Na tarde do dia seguinte, domingo, voltamos para cidade, e resolvemos passear de trenzinho pelos locais históricos. Depois, subimos até ao mirador onde tem um forte e museu. A noite fomos dormir no estacionamento do Supermercado Ley. Muito tranquilo também. No dia seguinte de manhã, segunda-feira, fomos reabastecer a casa de água no Posto Pemex e comprei gasolina para o gerador. Depois fomos comprar água purificada e seguimos novamente para o Parque La Galera. Ficamos mais alguns dias na cidade, reabastecemos o “Bison” de diesel, água, gasolina para o gerador e seguimos pela rodovia SIN.23 até a cidade de Los Mochis. E dali entramos na Mex.15 D cota logo após a praça de pedágio. Continuamos até a cidade de Las Brisas e entramos a esquerda para a rodovia Mex.15 Libre, passando pela a cidade de Guamuchil. Poucos quilômetros antes de Culiacan, no posto Pemex com amplo estacionamento, sombreado, e atrás do posto tinha churrasqueira e mesas, resolvemos passar a noite. Foi muito tranquila e a temperatura estava em 17ºC, muito boa para descansar. Logo, reabastecemos de diesel e água e seguimos pela mesma rodovia até a cidade de Mazatlán e passamos a noite no Walmart.

De manhã, fizemos as nossas compras e seguimos pela Mex.15 Libre passando pelas cidade de Escuinapa de Hidalgo, Acaponeta, Rosamorada, Peñitas(Peñas), El Capomal, Valle Lerma,  e depois da cidade de El Jicote, voltamos para e Mex.15 D. Mas poucos quilômetros adiante e antes da praça de pedágio, entramos a direita e pegamos a Mex.74 com destino a San Blas. A estrada não é muito boa e também tem muitas curvas. Chegando ao “Pueblo Magico”, cruzamos a cidade e estacionamos no Malecón (tipo calçadão). Este local também tem o porto da cidade onde ficam os pequenos barcos de pesca e também os de passeios turísticos. O local possui estacionamento amplo, com sombra, seguro e com patrulhamento da polícia por toda a noite.

Depois de 3 dias nos mudamos para a praia de San Blas e passamos mais 3 dias no estacionamento da Defesa Civil, localizado após o 6º Batalhão Naval. Estacionamento amplo, todo pavimentado com pedras e já coberto de grama, com coqueiros, sombra em algumas partes e na frente vários restaurantes a beira mar. Lugar muito tranquilo.

Voltamos para estrada e pegamos a Mex.76, visitamos o mirador do parque onde tem os crocodilos mexicanos. Depois, seguimos até a Playa Islitas e mais a frente pegamos a Mex.12 passando pelo lindo píer. A esquerda tem a entrada para a Mex.15 cuota, mas seguimos em frente e entramos a direita para a encantadora Bahia Matanchén. Esta praia era ocupada por Hippies no passado, hoje muito pescadores de ostras, e muitos fumantes de maconha. Tem uma linda praia e um belo estacionamento com jardim muito bem cuidado pelo Salvador. Final de semana muita gente com som e todos os dias muitos vem para ver o belo pôr do sol. Ficamos 4 dias no estacionamento.

Voltamos a pegar a rodovia Mex.12 cruzamos a cidade de Aticama, passamos por várias praias, e uma serra muito interessante no meio da mata com várias plantações de manga e jaca. Assim, fomos passando pelas pequenas cidades de Santa Cruz, Platinitos e Las Varas. Nesta cidade, tem o entroncamento com a rodovia Mx.200, entramos a direita e seguimos nela. Continuamos e passamos pelas paias de Las Penitas, Guayabitos, Lo de Marcos, Punta Sayulita e seguimos até Punta Mita. Em todas as praias encontramos muitas pessoas, parecia férias e muito delas sem qualquer cuidado para se proteger na pandemia. Assim, escolhemos ficar no local com mais calma que foi Punta Mita. Ficamos três dias num estacionamento central próximo da praia. Esta pequena cidade está repleta de resorts e campos de golfes, mas na cidade em si, muito tranquila e poucas pessoas nas ruas.

Amanhã seguiremos em direção à Puerto Vallarta, mas isto, conto no nosso próximo post.