quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Expedição Brasil até ao Alaska/Ushuaia - 2020 - Diário dos dias 01 a 23/12/2020

 55 – Diário dos dias 01 a 23/12/2020

Conforme comentamos no post anterior, seguimos pela Mex.1 e depois de uns quilômetros ela se divide em Mex. 19 e Mex.1. Entramos a esquerda pela Mex.1, passando por vários lugares pequenos, entre eles El Triunfo. Logo depois, descendo uma serra chegamos à cidade de Santo Antônio. A cidade fica no meio de um buraco rodeando por montanhas. Continuamos e subindo novamente a serra chegamos a um mirante que avista toda cidade e tem uma capelinha com o Santo Antônio. Resolvemos passar a noite. Muito tranquilo, protegidos pelo Santo Antônio, e a lua cheia nos proporcionava uma bela vista para a pequena cidade.

Quando já estávamos nos preparando para seguir viagem, parou um mexicano que veio conversar conosco. Chama-se Crisanto Meza, falou dos seus sonhos de um dia quando se aposentar comprar um Motorhome e sair viajando primeiramente pelo México. Conversamos sobre muitas coisas, demos algumas dicas, trocamos endereços e nos brindou com uma empanada mexicana, que estava deliciosa. Ele mora em La Paz e disse se precisássemos de alguma coisa ele indicaria mecânicos de sua confiança. O papo foi muito legal e nos deu algumas dicas de lugares onde acampar. Nos despedimos e cada um seguiu seu caminho.

Continuamos pela Mex.1 até o entroncamento de Las Cuevas e entramos a esquerda pela estrada Caminho Cabo Este. Em seguida paramos na praia La Ribeira e ficamos por duas noites. O local é muito bem cuidado, tem banheiros, acesso em deck para cadeirantes e com duas palapas reservadas e também com lixeiras para lixo reciclável.

Demos sequencia pela mesma rodovia e depois de 17 km acabou o asfalto. Entramos no tipo de estrada que chamam de Terraceria, mas com a diferença de que aqui tem muita areia em alguns lugares. Quando tem a famosa costela de vaca, ficamos contentes pois a estrada é firme. Entramos na área do famoso Parque Nacional Cabo Pulmo e fomos até a sede onde fizemos o nosso almoço. Como estamos na contingência não tinham folders ou uma informação mais precisa sobre local onde acampar, etc...







Mais tarde, ao entrar numa praia atolei na estrada. Nem forcei...Estava saindo uma camioneta com uma família muito simpática de San José de Los Cabos e se prontificou ajudar. Peguei a minha cinta e as duas manilhas (usadas para anexar a cinta de reboque aos veículos) e prendi na traseira e me puxou por uns dois metros, e eu ajudando com o motor também. Conversamos mais um pouco e segui em direção à praia Los Frailes. No caminho as maquinas estavam passando pela estrada e deixaram um grande banco de areia. Na minha frente ia um caminhão que não conseguiu passar e eu logo em seguida, pois tive que diminuir a velocidade. Começou a formar uma fila, e os tratores voltaram e rebocaram o caminhão a uma distância de 100 metros. Depois veio outra máquina retroescavadeira, novamente engatei a minha cinta e demais acessórios e começou a puxar. Como esta cinta tenho quase 16 anos, ela rebentou. O tratorista deu um nó e voltamos a puxar. No primeiro momento não queria que usasse o motor, mas logo pediu para ajudar. Tinha muita areia e foi um sufoco para chegar na parte segura. Nos puxou por cerca de 100 metros até a parte firme da estrada. Depois, seguimos pela estrada com a famosa costela de vaca por cerca de 3 km e paramos na linda praia Los Frailes. Já era final de tarde quando chegamos e resolvemos comemorar o dia intenso com duas atolada na areia e fizemos um belo happy hour, com uma dose de tequila, petiscos e cerveja.









Ficamos 5 dias nesta bela praia e chegamos a ver uma baleia quando estávamos caminhando de manhã. Voltamos em direção a La Paz, paramos no caminho na praia La Ribera novamente e ficamos mais dois dias. Ali vimos um lobo marinho quando também estávamos caminhando.

Tocamos em direção a La Paz, fizemos o nosso reabastecimento de água mineral, água para casa, combustível e supermercado. Compramos pescados no mercado Bravo e depois seguimos pela Mex.1 passando pela cidade de Santiago. Tentamos ir para as Termas de Santa Rita, mas a estrada estava muito ruim. Voltamos para a Mex.1 e dormimos no Monumento Trópico de Câncer. Ficamos duas noites no local com boa estrutura e nos forneceu água o que possibilitou lavar as roupas e por tudo em dia.




Continuamos pela Mex.1 passando por Miraflores, Caduaño e até a San José de Los Cabos. Cidade com ótima estrutura para turista e viajantes. Dormimos no estacionamento do Supermercado Chedraui (fui solicitar permissão e nos foi concedida). A noite a polícia veio conversar conosco e disse-nos que pra qualquer problema para ligarmos para 911 que dariam apoio. Mas informaram que o lugar é muito tranquilo. No dia seguinte, compramos algumas coisas e seguimos para a Reserva Ecológica Municipal Estero San José onde ficamos por mais 2 dias.








Dormimos de novo no Chedraui e fizemos mais compras. A noite chegou um grupo de Judeus comemorando a festividade da Chanuka. Tinha brasileiros no grupo e batemos um longo papo. Foi muito divertido ver um veículo como se fosse um carrinho de supermercado. Fizeram a festa. De manhã, seguimos pela rodovia Caminho de Cabo Este e entramos a direita para a praia La Laguna e ficamos por 2 dias.

Voltamos para estrada novamente e chegamos a linda praia Santa Maria. Vamos passar as festas por aqui. Mas isto conto no nosso próximo post. Continuem com a gente neste novo ano que se inicia. Aproveito para deixar um Feliz Ano Novo com muita saúde, paz e harmonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário