domingo, 29 de outubro de 2017

Expedição Brasil até ao Alaska - Diário do dia 01 a 29/10/2017


25 - Diário do dia 01 a 29/10/2017

Depois de visitarmos a interessante ruína de El Tajín, seguimos pelo Rod.180 até o mar. Dali tocamos mais um pouco até chegarmos em Casitas (Golfo do México) e encontramos um lugar superbacana para passar uns dias e pôr a casa em ordem. Sempre se tem ajustes para fazer, limpezas e manutenções. Como o lugar é bem legal resolvemos daqui entrar em contato com despachantes aduaneiros sobre a travessia de Veracruz(México) para Cartagena(Colômbia) via Roll on Roll off (dentro do navio – como vem os carros novos importados), e também de Colón(Panamá) para Cartagena(Colômbia). Assim vamos analisar o que é mais viável para nós. Enquanto isso, vamos descansando e deliciando com a tranquilidade do lugar, e também aproveitando e se refrescando nas piscinas novinhas, com isso amenizando o forte calor.

Bem, analisamos e resolvemos enviar via Veracruz(México) para Cartagena(Colômbia). Ficamos mais alguns dias em Casitas no Hotel, restaurante e pequeno camping Estrella Polar até chegarmos próximo a chegada do nosso navio para enviar o “Bisão”. Dia 12/10 tínhamos que iniciar o processo no porto. Contratamos os serviços aduaneiros do Sr. Victor Lau da Beristain Logísticas para começar todo o processo. Serviço muito profissional, não é dos mais baratos, mas é sem enrolação e correto. Ele é muito ocupado, mas graças ao pedido de sua esposa, nos atendeu.

Os tramites no porto é mais ou menos igual ao de Cartagena quando enviamos. Prepara-se a documentação antes, entrega no porto, no dia seguinte inspeção da narcótico. Logo que a Narcótico emitir um documento o carro fica disponível para embarque. Aguardamos um dia a mais devido aos fortes ventos na cidade e assim o navio não entra no porto, fica fundeado fora. Para a nossa alegria o vento diminuiu e ele pode entrar e embarcar.

Assim, começou a nossa peregrinação de passagens para ir para Cartagena. Foram 24 horas de aeroporto. Os nossos voos foram: Veracruz/cidade do México; Cidade do México/ Bogotá e Bogotá/Cartagena. Desta forma apresentada parece que é fácil, mas é muita espera entre um voo e outro. Mas enfim, chegamos a quente Cartagena e agora vamos aguardar a chegada do navio para fazer os tramites de retirado do porto. Vamos contratar a empresa Enlace Caribe do Sr. Luís Rota que foi o mesmo que enviou o nosso “Bisão” para Colón no Panamá.

Este mês de outubro foi um mês para nós muito atípico, pois os trâmites portuários nos atrasaram bastante a nossa viagem, ou não, se pensarmos de outro modo também. Foi um mês de muito hotel e por isso muito cansativo, pois estávamos longe da nossa casa e perdemos um pouco da liberdade o ir e vim e de muita espera. Vale ressaltar que não tenho muita paciência para esperar as coisas que não depende da gente. O ritmo parece que as coisas não evoluem, e a sensação para mim principalmente, não é muito legal pois sentimos presos.

Com a demora do navio que está trazendo o “Bisão”, conforme mencionado do clima em Veracruz(México), vai atrasar a chegada. A previsão é que chegue ao porto de Cartagena no dia 28/10/2017 na parte da manhã. Creio que assim, retiro do porto até o dia 30/10/2017, pois tem final de semana...

Bem, está chegando próximo o dia e mais uma vez a Valk rompeu a obturação do dente, o mesmo que aconteceu no Alaska. Bem, entramos em contato com a seguradora para providenciar o atendimento. Demorou dois dias para encontrar um profissional e logo que encontraram fomos fazer o atendimento. O Dr. Freddy e sua esposa, nos atenderam muito bem, e com isso a Valk ficou mais tranquila para irmos até o Brasil para posterior tratamento adequado e definitivo.

Cartagena é uma cidade muito bacana principalmente na parte da cidade murada. Uma pena é o problema de infraestrutura, pois andamos muito a pé e o cheiro de esgoto é notório. O clima nesta época é de chuvas, trovoadas alternando com dias de sol. Mas, uma coisa que não muda é o calor. Esse se mantém!!! Aqui só com ar condicionado e ventilador. Mais está muito legal, as pessoas são muito amáveis e com bom senso de humor. Estilo muito próximo do brasileiro.

Eu postei muitas fotos de Cartagena no início quando passamos por aqui, por isso não teremos muitas fotos, pois iríamos repetir o que já postamos.

Bem, o navio que chegou ao porto de Cartagena que trouxe o “Bisão” perderam a chave, não podiam tirar do navio. Estávamos voltando do almoço da cidade histórica por volta das 15:00 e como não tínhamos wi-fi não podiam contatar conosco. A Enlace Caribe que fez os nossos papeis estava incansavelmente tentando nos localizar. Ainda bem que tenho a chave principal sempre comigo. Quando verifiquei a quantidade mensagens retornei imediatamente. Se não conseguisse me localizar o navio iria partir sem baixar o “Bisão”. Imaginem ficar mais 15 dias esperando em hotel. Não aguentamos muito tempo esperando...o hotel é legal piscina e tudo mais, mas esperar é muito difícil para mim. Foi um alivio quando recebi a comunicação que chegaram a tempo com a minha chave e puderam sacar do navio. Eu nunca pensei nessa possibilidade, mas sempre tenho a chave reserva que deixo para fazer o transbordo. Foi uma grande lição.

Amanhã de manhã vamos para o porto, para a vistoria da aduana, pois não trabalham nem sábado, domingo e feriado. Assim, se tudo der certo tiramos o carro no final da tarde. Este tramite é um pouco mais demorado, pois o porto para os carros que vem Roll on/roll off não é o do centro da cidade. Temos que ir ao porto, depois da vistoria da aduana, pegar os papeis, voltar para o centro na sociedade portuária, fazer um documento para que o “Bisão” possa sair do porto e circular pela Colômbia. Como fecha ao meio dia, temos que voltar antes que fecham até as 17:00 horas. Enfim, se for dia de semana normal e carro já estiver no porto, dois dias entre documentos e retirada. Os containers são um pouco mais rápidos em função do que expliquei acima, pois fica tudo num lugar só, e com isso ganha-se tempo.

Depois de tudo ajustado com o “Bisão” vamos pegar estrada com destino a Medellín, na sequência Ipiales e fronteira com Equador, mas isso vou contar no próximo post.

Cartagena

Cartagena

Cartagena

Cartagena

Cartagena

Cartagena

Cartagena

Cartagena

Cartagena

Cartagena

Casitas(México) - Camping Estrella Polar

Casitas(México) - Camping Estrella Polar

Veracruz - México

Veracruz - México

Veracruz - México

Nenhum comentário:

Postar um comentário