segunda-feira, 8 de abril de 2019

Expedição Brasil até ao Alaska/Ushuaia - Diário do dia 29/10 a 05/11/2018

33 – Diário do dia 29/10 a 05/11/2018

Foi uma noite tranquila e com muita reflexão, dormimos como pássaros no paraíso. Logo que acordamos, com o lindo visual, cumprimos a nossa rotina normal e pegamos a estrada em direção a Cerro Castilho. Na saída da cidade fizemos os nossos trâmites de saída do Chile e pagamos a Ruta 251CH. Alguns kms a frente fizemos os Trâmites de entrada na Argentina. Continuando, entramos na RP 7 até o cruzamento com a RN 40, e esta parte toda asfaltada. Seguimos por esta incrível rodovia até a cidade de Esperanza. Nesta cidade pegamos a rodovia RP 5 e seguimos por ela até o entroncamento com a RN 3 próximo a Rio Gallegos e dali seguimos até a cidade de Comandante Piedra Buena.

Comandante Piedra Buena
Estamos fazendo esse trajeto para fugir daquele trecho de 115 km de estrada muito ruim que passamos na ida que vai de Três Lagos a Governador Gregores. Se chover não passa nem veículo 4x4, por isso estamos dando esta volta. A cidade de Comandante Piedra Buena é muito interessante, considerada a Cidade das Crianças, muito organizada e limpa, preparada para o turismo, com um camping na Isla Pavón, muito bonito. Mas não ficamos, preferimos dormir no centro da cidade e deixarmos para uma próxima vez, ficando um tempo a mais para descansar.

No dia seguinte pegamos a RN 288 até o entroncamento com a RP 27 e nesta rodovia passando pelo Valle Del Rio Chico até a cidade de Governador Gregores, voltando para RN 40 e seguimos até a cidade de Perito Moreno. Não confundir com o Glaciar Perito Moreno. Nesta cidade, pegamos a RP 43 até a cidade de Los Antiguos, capital da cereja, com sua festa em janeiro, considerada também a cidade dos Idosos, situada a beira do belíssimo Lago Buenos Aires. Dormimos a beira do lago, numa rua bem aconchegante, com bancos, bem iluminada, e muito tranquila. Tem também um Camping Municipal, com muitas árvores, muito legal para quem vai ficar mais dias.

Laguna Zeta

Depois do nosso café da manhã, voltamos para a estrada, retornando pelo mesmo caminho até a cidade de Perito Moreno e dali seguimos pela RN 40 até a cidade de Esquel e no caminho levamos uma pedra no vidro. Paramos e tampamos com uma fita adesiva para não entrar sujeira e dormimos no Posto Petrobras na entrada da cidade. No dia seguinte, fomos para a cidade para concertar o vidro, evitando que o mesmo com a trepidação e o calor/frio, comece a rachar. Após, subimos a montanha por caminhos sinuosos até a Laguna Zeta e fizemos o nosso almoço. O lugar estava muito lindo, com vistas para outras montanhas ainda cobertas de neve.  Passamos uma tarde maravilhosa e no inicio da noite voltamos para o Posto Petrobrás para passarmos a noite.

Esquel
Reabastecemos o nosso “Bison” de diesel, gasolina para o gerador e água para casa e seguimos pela RP 72, seguindo até o entroncamento com a RP 71 e dali fomos em direção a Villa Futalaufquen as margens do lago com o mesmo nome e passamos a noite. O lugar é muito lindo, tranquilo e próximo ao quartel do Guarda Parque, onde tem o setor de informação a turista, com mapas, etc. O lugar é bem pequeno e não tem serviços.

No dia seguinte, voltamos pela RP 71 até a cidade de Trevelin, e fomos visitar o complexo Hidroelétrico Futaleufu, numa estrada muito sinuosa, mais muito linda, até o alto da represa. A represa fica dentro do PN Los Alerces. Tiramos algumas fotos, cruzamos a represa e voltamos por outro caminho, até a cidade de Trevelin. No final da tarde provamos o famoso Chá Gales, com todas as guloseimas feitas conforme os ancestrais. Dormimos a noite numa rua tranquila do lado de uma casa de chá, no centro da cidade. Após o nosso café da manhã, seguimos em direção aos campos de tulipas maravilhosamente lindos, com uma coloração impressionante. E era o ultimo dia de floração e no dia seguinte, começariam a cortar as plantas, pois aproveitam somente o bulbo para fins comerciais. As visitas a essa plantação, tem que ser na segunda quinzena de outubro, pois fomos no inicio de novembro no termino da floração. Por coincidência estarmos neste lugar, foi um grande presente de Deus, pois jamais tínhamos visto uma grande quantidade de tulipas juntas e de cores variadas, inclusive pretas. Foi fantástico!!! A noite voltamos para o Posto Petrobras para passarmos a noite.

Complexo Hidroelétrico Futaleufu
Era domingo, acordamos um pouco mais tarde, por volta das 08:00 horas, e após tomarmos o nosso café da manhã, reabastecemos o nosso “Bison” de diesel, gasolina para o gerador e água para a casa, seguimos pela RN 40 até a cidade de Lago Ypuyen. Depois, tocamos até o lago do mesmo nome para fazermos o nosso almoço. Mais tarde, seguimos pela RN 40 passando pela cidade de El Hoyo, e entramos no acesso RP 16 para a cidade de Lago Puelo, onde tem o Parque Nacional Lago Puelo e o Bosque de Las Sombras. O lugar é muito bonito e no meio das montanhas. Mas infelizmente chegamos na cidade com muita chuva. Vamos esperar para o dia seguinte visitar o parque. Passamos a noite estacionado na praça da cidade.

Esquel - Estação Ferroviária

De manhã, esperávamos que o tempo melhorasse, mas a chuva continuava. Bem, sempre fica um lugar para voltar em outra oportunidade e este é um deles.

Região de Esquel

Voltamos para RN 40, passando por El Bolson e tocamos em direção a San Carlos de Bariloche, onde dormimos no mesmo local da vinda, no monumento de vista para o lago em Dina Huapi.
Dina Huapi - Bariloche

Vamos explorar um pouco mais esta região, mas isso conto no nosso próximo post.