domingo, 5 de fevereiro de 2017

EXPEDIÇÃO BRASIL ATÉ AO ALASKA


Detalhes do nosso Motor Home:

·         Veículo: Iveco 45S17

·         Rodado: Simples

·         Aro e Pneus: 215/75/17,5

·         Diesel: 100 litros

·         Fábrica do MH: Santo Inácio Motor Homes

·         Modelo: 6.9 SI

·         Tamanho: 6.9 metros

·         Agua Potável: 200 litros

·         Agua mineral: 20 litros

·         Aguas Residuais: 120 litros

·         Esgoto: 80 litros

·         Baterias: (3) Freedom 115 AH 12 Volt

·         Inversor Estático: Technomaster 1.5 KVA CC-CA

·         Conversor: Technomaster 2.5 KVA – 12VCC

·         Gerador: Honda 2.0 KVA Inverter Gasolina

·         Placa solar: 2 de 135 W – 12 V

·         Maquina de Lavar Roupa: Electrolux 3 kg

·         Maquina de Lavar Louça: Electrolux LE09X

·         Geladeira Duplex : Electrolux DC35A - 12 V

·         Gás: GLP 13 kg

·         Forno: Thetford a gás

·         Fogão: 3 bocas Thetford a gás

·         Microondas: Consul

·         Aquecedor de Água: Rinnai REU-600BR FE

·         Home Theater: LG DH4220S

·         TV : LG Digital

·         Antena: Winegard

·         Radio PX: Aquário

 
EXPEDIÇÃO BRASIL ATÉ AO ALASKA
O nosso propósito em escrever é contar com detalhes o que estamos vivenciando, as nossas percepções, as nossas emoções, enfim, sermos fieis a nossa história. Compramos o nosso Iveco na Carboni Veículos em Itajaí e depois de muita procura encontramos a fábrica parceira para construir o nosso Motor Home de acordo com as nossas necessidades, e o projeto Brasil/Alaska. Foram dois anos, testando e ajustando a casa para as situações que imaginamos e estamos dispostos a vivenciar. Sabe-se que nem tudo ocorre como planejamos, mas planejar faz parte para anteciparmos os futuros desafios.
O nosso sonho de ir até ao Alaska começou quando no ano de 2000 junto com amigos, cada um no seu carro, fomos com o nosso Gol até Ushuaia. Lá tem um totem com várias placas indicativas de lugares no mundo e nela constava a do Alaska. E ali nós apontamos com o dedo que um dia iríamos realizar este sonho. Dezessete anos se passaram e agora nós estamos pondo em prática este sonho, que significa muito pra nós e esperamos realiza-lo.
Bem, tudo pronto, GPS Garmin com mapa América do Sul atualizado e comprei também América do Norte. Ao sair de casa no dia 30/01/2017, fui ligar o GPS e ele não ligou. Fiz de tudo e nada! No caminho paramos para o almoço e liguei para o 0800 da Garmin e quando estava falando com o técnico, apertei o botão e para nossa surpresa ligou. O técnico foi muito solicito, pegou o meu e-mail e enviou o endereço para fazer o Downloads do aparelho, pois os mapas estavam atualizados. Feito isso tudo, funcionando perfeito.
Fomos para a Santo Inácio no dia 31/01/2017 onde foram feitos os últimos ajustes para a viagem. Acabei levando algumas peças para suporte no caso de quebra ou defeito.  Fomos muito bem recebidos e fizemos uma despedida emocionante com fotos na frente da fábrica.
Saímos dali, muito emocionados e levando o carro na ponta dos dedos, com destino a Porto Alegre e dali pegamos a BR 290 com destino até Uruguaiana. Ao chegarmos ao pedágio, a rodovia estava completamente parada em função de um acidente com caminhão e neste momento estavam retirando da pista. A demora era muito grande, aguardamos por um tempo e com ajuda de um motorista conseguimos na frente do Posto da PRF pegar uma pista lateral e fomos para o Posto de combustível Buffon e passamos a noite ali.
Dia 01/02/2017 seguimos pela BR 290 cruzando o RGS com destino a Uruguaiana. Pouco antes de Alegrete resolvemos almoçar. Logo adiante de Alegrete houve um grave acidente envolvendo 07 carros argentinos, numa reta, onde dois bateram de frente e provocaram uma sucessão de batidas com carros destruídos fora da pista. Os carros estavam cheios, inclusive com crianças pequenas. Soubemos que houve muitas vítimas. Isso nos deixou muito tristes, pois eram de pessoas que provavelmente estavam vindo das praias, com outras que estavam indo para as praias para se divertirem em suas férias. Por um período longo ficamos muito introspectivos. Resolvemos passar a noite no Posto de Combustível Conesul 1, localizado 10 km antes de Uruguaiana. Já ficamos neste posto várias vezes quando fomos para as Termas no Uruguai e nas várias incursões pela a Argentina.
Amanhã vamos trocar o nosso botijão de gás e também reabastecer de água mineral. Após passarmos a fronteira iremos fazer o Seguro Carta Verde.
Esta parte da América do Sul até a Colômbia, iremos fazer com mais rapidez, pois já estivemos percorrendo as mesmas estradas por vários anos.
A entrada na Argentina por Paso de Los Libres sempre foi muito tranquila para nós. O atendimento muito cordial e rápido. Logo após a Aduana fizemos o seguro Carta Verde pelo prazo mínimo que é de 15 dias e pagamos $ 360 pesos Argentinos, que equivale pelo preço de peso que comprei no Brasil o valor de R$ 79,80(setenta e nove reais e oitenta centavos). A minha experiência diz que é mais econômico fazer na Argentina.
Ushuaia ano 2000

Divisa Uruguaiana a Paso de Los Libres

Divisa Uruguaiana a Paso de Los Libres


Divisa Uruguaiana a Paso de Los Libres


Almoço no meu do caminho a 40ºC

Divisa Uruguaiana a Paso de Los Libres


6 comentários:

  1. Raul e Valquíria! Sigam felizes, em paz e abençoados nesta viagem tão planejada. Estou viajando e apredendo muito por aqui!!! Fiquem com Deus!!! Bju e abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana Paula,
    Muito obrigado pelas palavras. Vamos juntos.
    Abraços e Bjos

    ResponderExcluir
  3. Boa viagem amigos. Lembro dessa foto de Ushuaia. Abraços Alvaro.

    ResponderExcluir
  4. Raul e Valquiria,

    Estamos acompanhando sua viagem, que Deus abençoe todo o trajeto de vocês.
    Abraços
    Duda

    ResponderExcluir
  5. Olá Raul e Valquiria, estamos por aqui acompanhando vcs também.
    Até o final deste ano o nosso MH novo estará pronto, para aventurarmos pela America do Sul, que sabe um dia tomamos coragem e fazemos como vcs.
    Um grande abraço e boa viagem.
    Chiquinho e Débora.

    ResponderExcluir
  6. Caros Raul e Valquiria, eu e minha esposa estamos querendo repetir a aventura que voces fizeram.
    Seria possível um contato para conversarmos mais sobre isso e, quem sabe, voces nos ajudarem com informações ?

    ResponderExcluir