47 – Diário do dia 27/07 a 07/08/2020
Como comentei no post anterior, com o camping fechado porque o proprietário contraiu Covid-19, passamos a utilizar o Walmart e Chedraui para passar a noite. Estamos fazendo da seguinte forma: as três primeiras noites dormimos no estacionamento do Shopping onde tem o supermercado Chedraui. Este shopping fica muito próximo do Centro Histórico e passamos a utilizar para vir de dia e como tem segurança, deixamos o nosso “Bison” estacionado e circulamos por toda parte histórica da cidade. E a noite voltamos para o Walmart para fazer alguma compra e dormir. Assim, está sendo a nossa rotina, e continuará nestes dias que ficaremos por aqui.
A cidade é muito agradável, com algumas ruas fechadas ao trânsito de veículos, com bares e suas mesas sobre o passeio, restaurantes e também movimentadas pelos vendedores de artesanatos. Grande parte destes artesãos são indígenas e trazem toda a família para vender seus produtos. Estes produtos são muito coloridos e muito bem feitos. Conversam entre eles em sua língua mãe e se vestem de acordo com a sua cultura. Muito bacana ver eles preservarem a cultura de seu povo. Outra coisa: As igrejas são belíssimas, e mostram a religiosidade da comunidade local. Visitamos algumas, com muitas escadas, mas valeu a pena pela beleza e tranquilidade do local.
A noite com sua iluminação estilo colonial dá um toque muito especial. A cidade está cheia de estrangeiros como nós. Aqui em San Cristobol de Las Casas, também tem muitos americanos e europeus que moram a muito tempo na cidade. Alguns que conversamos, dizem que não precisam trabalhar muito e que tem muito mais tempo para dedicar a sua família. Quanto a cidade, nos informaram que é muito segura. Também percebemos uma quantidade muito grande de policiais de todas as forças (municipal, estatal, federal, marinha e exercito) patrulhando as ruas com suas camionetas e bem armados. A gente sente que o estado está muito presente, já que aqui é o berço da Revolução Zapatista.
As praças em sua maioria estão fechadas com fitas amarelas e o policiamento presente para que ninguém desobedeça. Os Parque Nacionais também estão todos fechados e creio que não vão abrir esse ano. Creio também que somente depois de ter vacina suficiente para imunizar a população é que vão voltar a abrir.
Ficamos aproveitando o friozinho da cidade e depois de 08 dias, voltamos a pegar a estrada. Que alegria!!! Mas voltaremos para cá novamente daqui uns dias, quando subiremos para a parte central e norte do México.
Bem, seguimos pela Mex. 190 até a cidade de Comitán de Dominguez, e na distribuidora de Gás, enchemos o nosso botijão. Quanto ao gás eu fiz no Brasil uma instalação em “T” com entrada para o botijão brasileiro e outra para o botijão americano. Quando viajo para fora do Brasil, mesmo na América do Sul, utilizo o botijão americano, pois é mais fácil de encher. Depois seguimos para o Shopping da cidade e tem também o Supermercado Walmart. Fizemos o nosso almoço e relaxamos um pouco. Após comprarmos mais alguns mantimentos, continuamos pela Mex. 190 até a cidade de La Trinitaria. Dali, entramos a esquerda e seguimos na Mex. 307 até o Parque Nacional Lagunas de Montebello. Aqui ocorre uma situação diferente de outros lugares. Apesar de ser um PN, ele é administrado pela comunidade local e por isso está aberto.
Vamos ficar alguns dias circulando por esta região, mas isso, conto no próximo post. Continue com a gente!




Nenhum comentário:
Postar um comentário